A nova estrutura integrará SESI e SENAI, oferecendo uma jornada completa de formação, desde o Ensino Fundamental e Ensino Médio até a qualificação profissional.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) segue com as obras do novo prédio do SESI/SENAI em Rio do Sul, no Alto Vale. O investimento total é estimado em R$ 70 milhões, valor que contempla a construção da estrutura e a aquisição de equipamentos.
Com 8.781 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos, o novo edifício abrigará 40 ambientes educacionais, incluindo salas de aula e laboratórios de informática, usinagem, manutenção, solda, metalografia, automação pneumática, eletrônica, indústria 4.0, costura, moda e modelagem, além de auditório, cantina e restaurante. O espaço terá capacidade para atender até mil estudantes por período.
O primeiro pavimento está sendo erguido a uma cota de enchente de 14,5 metros, garantindo segurança em caso de cheias. No local, além das atividades do SESI/SENAI, também funcionarão o Observatório da Indústria do Alto Vale, o Polo UniSENAI e os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI, que prestam apoio direto às empresas da região.
A obra teve início em novembro de 2024 e atualmente alcançou 32% de execução, com frentes de trabalho atuais voltadas para a cobertura, alvenaria, reboco, drywall, infraestrutura elétrica e climatização. A previsão de conclusão é agosto de 2026, e o início das aulas está programado para fevereiro de 2027.
O 1º vice-presidente da FIESC, André Armin Odebrecht, comenta o impacto do projeto na região. “Nossa expectativa é que tenhamos uma escola com o que existe de mais moderno para atender desde a educação básica até a técnica e profissional. Sem dúvida, é um marco no Alto Vale, e isso nos deixa muito contentes. Estamos preparando a capacitação para a indústria do futuro, para a inovação e a alta tecnologia, que sempre foram as bandeiras da nossa região.”
O projeto também contempla a revitalização das instalações do SESI, localizado ao lado, que ganhará novos laboratórios STEAM, salas de aula e espaços ampliados para a prática esportiva e para o atendimento em saúde.
Com a nova unidade, a FIESC reforça sua contribuição para o desenvolvimento do Alto Vale, região onde atende mais de 3 mil indústrias e 44 mil trabalhadores.